Este blog possui um conteúdo voltado para os mais variados temas históricos, desde à Antigüidade até a atualidade.

sábado, 8 de dezembro de 2007

Cooptação e enfrentamento

Estruturas de poder dependem da cooptacão de grupos socias para neutralizar forças de oposição. A dominação gera resistência, não raro evoluindo para confrontos abertos, que questionam a ordem vigente e originam projetos alternativos de poder e de sociedade.
No período colonial da América portuguesa, a contestação à ordem nem sempre partiu das camadas submetidas (escravos negros ou populações indígenas), mas daquelas que usufruíam das práticas exploratórias metropolitanas, os cooptados.
Comerciantes, senhores de engenho, funcionários da administração, clérigos, entre outros, ao expressarem seu descontentamento, muitas vezes buscaram o apoio popular contra a administração colonial. Porém suas reivindicações limitavam-se aos interesses de seus negócios e condições de vida. Não incluíam em suas metas o favorecimento mais amplo da população ou a transformação radical da sociedade. Dessa forma, cooptação foi um mecanismo largamente utilizado, envolvendo grupos sociais distintos, em torno de questões cruciais.
Nas várias lutas do povo brasileiro, atualmente, percebe-se a ocorrência de cooptação?

Nenhum comentário: