Este blog possui um conteúdo voltado para os mais variados temas históricos, desde à Antigüidade até a atualidade.

terça-feira, 4 de dezembro de 2007

O SURGIMENTO DO CALENDÁRIO CRISTÃO

O tempo não começou a ser contado a partir do nascimento de Cristo, logo no começo do cristianismo. Foi preciso antes que as cristãos tivessem se aproximado do poder e ampliado sua capacidade de influenciar decisões, o que ocorreu tanto com a conversão de milhares de pessoas ao cristianismo, quanto com a aproximação das lideranças cristãs aos imperadores de Roma.
Já após o fim do Império Romano do Ocidente, em 525 d.C., o abade de Roma Dionísio, o Exígo, baseado na informação sobre a idade de Roma desde a sua fundação e em detalhes históricos do período do nascimento de Cristo, estabeleceu o ano e que isto teria acontecido.
Com esses dados, Dionísio definiu o ano 1 do calendário cristão como o ano 754 da fundação de Roma. Este calendário passou a ser usado pelos cristãos e ganhou maior importância com a reforma empreendida pelo papa Gregório XIII, em 1582, motivo pelo qual o calendário cristão ocidental é chamado de gregoriano, apesar de existirem calendários cristãos diferentes.
Mas o importante a considerar é que, como este calendário foi adotado pelos povos europeus, e como eles expandiram seu poder econômico e político por todo o globo, tornou-se referência para vários outros povos. Os líderes chineses, por exemplo, adotaram o calendário gregoriano em 1912 , por causa das relações comerciais com o Ocidente, mas entre o povo continua valendo o calendário tradicional que já é usado há mais de 5 mil anos (embora não tenha um ano inicial, como o judaico, o muçulmano ou o cristão). A festa do ano novo chinês, por exemplo, ocorre no mês de fevereiro do calendário gregoriano.
Não menos importante, também, é que o calendário gregoriano carrega erros de cálculo em relação ao ano de nascimento de Cristo, que provavelmente deve ter acontecido entre 4 a.C e 7 a.C.

19 comentários:

Jacques disse...

Na verdade amigo,durante a época de cristo, já havia em roma o calendário juliano criado pelo imperador Júlio César, enquanto os judeus segiam outro calendário. Durante o papado de Gregório, a santidade o papa, verificou que a sombra da janela não estava alinhando-se como em outros anos. Chamou então os doutores da santa igreja e foi corrigido o problema criando um mês com um ano bissexto a cada seis anosChama-se ano bissexto o ano ao qual é acrescentado um dia extra, ficando ele com 366 dias, um dia a mais do que os anos normais de 365 dias. Isto é feito com o objetivo de manter o calendário anual ajustado com a translação da Terra e com os eventos sazonais relacionados às estações do ano.

A origem do nome bissexto advém da implantação do Calendário Juliano em 45 a.C. que se modificou evoluindo para o Calendário Gregoriano que hoje é usado em muitos países a todos os quais ocorrem os anos bissextos.

Jacques disse...

Na realidade amigo, antes do calendário gregoriano, havia o calendário Juliano. Tendo esse nome pois foi criado pelo Imperador Júlio César. Independente do calendário Judeu, o calendário juliano tinha erros gravíssimos pois não acompanhava corretamente o movimento de translação da terra. O então papa Gregório, estando quase sempre dentro de seus aposentos sagrados, verificou que a sombra da janela que deveria estar conforme a estação, no mesmo lugar que o ano anterior, verificou que se tratava de erro no calendário, e então chamou os doutores da santa igreja católica para estudarem o assunto. Depois de corrigirem viu-se que tinha horas perdidas em um dia e que não dava para dividir. Criou-se assim o calendário gregoriano, substituindo o juliano e com o ano bisexto para que as estações estejam em armonia. Entãao, até no calendário, a igreja sempre esteve para proteger a todos da ignorância.

Maitêê disse...

Obriigado , se não fosse vooc ou vooc's eu não teriia achadoo o que eu procurava ( yy )

jujuba disse...

Ae, brigada...só passei de ano por causa de vc (vcs)...VALEU

Giovana disse...

na internet naum tem neunhum site melhor do que o seu

amanda melo disse...

valeu amigo felipe eu sei q vc deve ser nerd mais por vc eu tirei 8 emhitoria valeu

ramon disse...

Mas se o calendário cristão, começou a ser contada com o nascimento de Cristo, porque existe um Delay de 7 dias, uma vez que considerasse que Jesus tenha nascido no dia 25 12, e o ano só começa no dia 01 01, o porque dessa semana de defazagem

carlos disse...

obg por tds vcs qu me ajudarao graças a vc´s eu concegui passar de serie e fui por 3 ano...

Marquim disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Marquim disse...

valeu pelo texto e tambem pelos comentarios galera tomara que eu tire 10 em historia

su disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
lian-ynie disse...

Obrigada! Mediante à esse conteúdo pude aprimorar meus conhecimentos e garantir uma boa nota. Mas, vc não pode em hipótese alguma esquecer de colocar a fonte, que neste caso seria Claudio Vicentino. Certo?

lian-ynie disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
naninha_dds disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
eduarda gatinha disse...

ae quem queser min addd ;;;;;;;;
oh
orkut eduarda.campos15@gmail.com
msn
eduardacm2@hotmail.com
twitter
eduardacm2@hotmail.com
fasebook
eduardacm2@hotmail.com
to aguardando ok ok ok ....... pra gente conversar mais sobre isso ta ok........

Silvio disse...

E o píor de tudo é que tem um grupo por aí querendo dizer que não podemos mais dizer o "antes de Cristo", nem "Depois de Cristo"... tem que ser o "Era Comum".. Palhaçada, meu...
Sílvio Dantas

vitoria disse...

gente preciso de um texto resumido não uma folha!!!! eu presiso de um texto R-E-S-U-M-I-D-O entenderam

Biel disse...

Obrigaado tirei um 10 por causa desse site agradeço ao dono dele vlws.

tiago disse...

nada ve