Este blog possui um conteúdo voltado para os mais variados temas históricos, desde à Antigüidade até a atualidade.

quinta-feira, 6 de dezembro de 2007

A massa se mobiliza para nada

Constantemente, a TV exibe manifestações mobilizadas por grandes quantidades de pessoas. Normalmente o seu tema é apoiado por toda à população, como por exemplo, protestos contra fome, violência e etc. Isto leva a sociedade a refletir, mas não resolve o problema em questão.

Este tipo de movimento é feito, pois conforta o ser humano. Já que dá a impressão que este está fazendo algo. Na realidade ele só está expressando a sua revolta, e não tomando uma atitude para solucioná-la.

Isso vem se tornando em um problema cultural. A população brasileira já está acostumada a fazer manifestações, e não ser tomada nenhuma atitude das autoridades.

Esta cultura, criada há muito tempo, através do lema da burguesia de liberdade e livre expressão, impõe a idéia que todos problemas sociais devem ser resolvidos apenas pelo governo.

Dessa maneira, se todos esperarem que alguém faça algo concreto, ninguém vai fazer nada, e isto só vai ficar no discurso. Os protestos devem continuar, não somente como movimentos de conscientização, mas sim como movimentos de ação.

Nenhum comentário: