Este blog possui um conteúdo voltado para os mais variados temas históricos, desde à Antigüidade até a atualidade.

segunda-feira, 19 de maio de 2008

A influência do capitalismo sobre os padrões de beleza.

O mundo está na era da globalização, onde a mídia capitalista procura manipular a sociedade. Nas revistas, na TV, nos anúncios, estão expostos os corpos ideais impostos pela sociedade.
A beleza é algo em sua essência, muito relativo. A prova disso é o fato de que, ao longo da história tivemos diversos modelos de beleza. Por exemplo, no século XIX, as mulheres com uma massa corporal muito superior ao padrão atual, eram consideradas belas.
Contudo, com o crescimento do capitalismo, a beleza foi padronizada transformando-se em algo fundamental, o encaixe das pessoas nos modelos estabelecidos. Quem não se enquadrar, acaba sendo duramente discriminado pela sociedade.
A imprensa é quem estimula mais a este tipo de preconceito, pois mostra as pessoas consideradas "feias", como pessoas chatas, desinteressantes, que só se tornariam atraentes, quando atingissem os padrões de beleza vigentes.
Isto é apenas uma maneira de controle, utilizado pelo sistema capitalista, para incentivar o aumento do consumo dos produtos de beleza e padronizar as mercadorias, o que facilita a produção da burguesia e, por conseqüência aumenta os seus lucros.

2 comentários:

Professores Dias D' Ávila disse...

Concordo com tudo que foi dito, mas acho que as pessoas devem seguir a moda do que lhe agrada. Pois sou uma pessoa que sigo a moda dentro das minhas possibilidades e do meu desejo e não do que é imposto.

Professores Dias D' Ávila disse...

Achei muito interessante o comentário de Felipe, concordo com ele em gênero e número. Quando a nação tomará consciência dessa situação?