Este blog possui um conteúdo voltado para os mais variados temas históricos, desde à Antigüidade até a atualidade.

quarta-feira, 7 de maio de 2008

O preconceito na união de todos

Muitos fazem propaganda em busca do sentimento do amor ao próximo. Mas a realidade mostra que a humanidade construiu obstáculos para a concretização desse sentimento, nas quais a discriminação destaca-se com relevância na sociedade moderna.
Trata-se inicialmente de um problema histórico, que esteve sempre na evolução do homem, a qual coube a sociedade contemporânea desenvolver em uma epidemia mundial. A xenofobia é um exemplo clássico desse mal moderno, pois ela indica uma aversão ao estrangeiro, tornando-se comum em países desenvolvidos. Tal fato mostra até aonde vai a perversidade humana, pois classifica o próximo de acordo com a sua origem.
Mas, também em países subdesenvolvidos, como o Brasil, a falta de respeito ao próximo e a presença da discriminação são bastante visíveis. Isso porque a nossa estrutura social não é justa para todos, pois facilita a rejeição da maioria dos cidadãos na sociedade. O Brasil é rico em campanhas, organizações não governamentais e grupos religiosos que lutam contra a discriminação e a favor da paz, mas é pobre na prática, pois a grande parte só se preocupa com si mesma.
Fica então constatado, que a eliminação desta praga do século XXI, aumenta os vínculos entre todas as nações e que jamais a cor da pele, condição social ou etnia devem ser levadas como julgamento. Por tanto, a discriminação retrata a falta de amor entre os homens.

Nenhum comentário: