Este blog possui um conteúdo voltado para os mais variados temas históricos, desde à Antigüidade até a atualidade.

quinta-feira, 6 de março de 2008

Voto feminino na democracia contemporânea

Em 1848, a Convenção dos Direitos Femininos, realizada em Nova Iorque, publicou a "Declaração de Sentimentos", na qual defendia o direito de voto para as mulheres. Nas ruas, enquanto eram agredidas com frutas podres, elas gritavam: "Homens, seus direitos e nada mais! Mulheres, seus direitos e nada menos!" A imprensa, tomada de conservadorismo, ou as insultou ou as ignorou. Como freqüentemente ocorre, a mudança de mentalidade é lenta e apenas em 1920 as mulheres norte-americanas conquistaram o direito do voto.
No Brasil, o movimento organizado em defesa do voto feminino surgiu em 1922, quando foi fundada a Federação Brasileira pelo Progresso Feminino, no Rio de Janeiro. Em 1928, o estado do Rio Grande do Norte passou a permitir o voto e a candidatura de mulheres. Anos mais tarde, em 1931, foi criada a Cruzada Feminista Brasileira, engrossando as reivindicações pela participação das mulheres no processo político nacional. Em 1932, o governo federal estabeleceu as novas regras eleitorais que iriam nortear a política no país. Pela primeira vez as mulheres poderiam votar e candidatar-se. Em 1934, tomava posse a primeira deputada federal, Carlota Pereira de Queirós, eleita por São Paulo.

3 comentários:

Juliana Moura. ♥ disse...

A participação efetiva da mulher na vida política brasileira ainda está longe de acontecer apesar de constituir a maior parte da população. O que percebemos na última eleição municipal é que poucas mulheres concorreram para preenchimento dos cargos políticos disponíveis.Talvez esse fato pode ser explicado pela falta de interesse das mulheres pela vida política partidária da cidade.

Professores Dias D' Ávila disse...

O que realmente precisamos é de homens e mulheres negros no topo da piramide política,chega de vice,ele nunca decide nada,esta sempre atrás da porta é sempre um bom cão de guarda ou uma boa justificativa para que se vote no canditato A ou B.t

Unknown disse...

Olá
Estou fazendo um trabalho sobre o papel da mulher no Brasil, Politico e Religioso,de 1920 a 1940 mas não encontro livros sobre o tema. eria algum para me indicar?
Me mande por email Por FAvor
natanib5@msn.com