Em 1848, a Convenção dos Direitos Femininos, realizada em Nova Iorque, publicou a "Declaração de Sentimentos", na qual defendia o direito de voto para as mulheres. Nas ruas, enquanto eram agredidas com frutas podres, elas gritavam: "Homens, seus direitos e nada mais! Mulheres, seus direitos e nada menos!" A imprensa, tomada de conservadorismo, ou as insultou ou as ignorou. Como freqüentemente ocorre, a mudança de mentalidade é lenta e apenas em 1920 as mulheres norte-americanas conquistaram o direito do voto.
No Brasil, o movimento organizado em defesa do voto feminino surgiu em 1922, quando foi fundada a Federação Brasileira pelo Progresso Feminino, no Rio de Janeiro. Em 1928, o estado do Rio Grande do Norte passou a permitir o voto e a candidatura de mulheres. Anos mais tarde, em 1931, foi criada a Cruzada Feminista Brasileira, engrossando as reivindicações pela participação das mulheres no processo político nacional. Em 1932, o governo federal estabeleceu as novas regras eleitorais que iriam nortear a política no país. Pela primeira vez as mulheres poderiam votar e candidatar-se. Em 1934, tomava posse a primeira deputada federal, Carlota Pereira de Queirós, eleita por São Paulo.
Este blog possui um conteúdo voltado para os mais variados temas históricos, desde à Antigüidade até a atualidade.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
3 comentários:
A participação efetiva da mulher na vida política brasileira ainda está longe de acontecer apesar de constituir a maior parte da população. O que percebemos na última eleição municipal é que poucas mulheres concorreram para preenchimento dos cargos políticos disponíveis.Talvez esse fato pode ser explicado pela falta de interesse das mulheres pela vida política partidária da cidade.
O que realmente precisamos é de homens e mulheres negros no topo da piramide política,chega de vice,ele nunca decide nada,esta sempre atrás da porta é sempre um bom cão de guarda ou uma boa justificativa para que se vote no canditato A ou B.t
Olá
Estou fazendo um trabalho sobre o papel da mulher no Brasil, Politico e Religioso,de 1920 a 1940 mas não encontro livros sobre o tema. eria algum para me indicar?
Me mande por email Por FAvor
natanib5@msn.com
Postar um comentário